O Canal do Rio Grande

Festival Ponche Verde da Canção Gaúcha

Compartilhe
Foto: Ronda dos Festivais   Foto: Ronda dos Festivais 

O Ponche Verde da Canção Gaúcha é um dos festivais mais queridos do Rio Grande do Sul. Sua primeira edição ocorreu no ano de 1986, no antigo Cine Glória, com grande sucesso. Da 2ª à 16ª edição teve como sede o Ginásio Municipal de Esportes e, a partir da 17ª, no Parque de Exposições de Dom Pedrito, em uma estrutura especialmente montada para o evento.

Com 32 edições, o festival caracteriza-se por seu apelo campeiro e pela hospitalidade de seu povo, conhecido como “O Melhor Público dos Festivais”. Além da música e da paisagem da campanha gaúcha, o evento oferece uma ajuda de custo diferenciada, premiação em dinheiro e troféus. É organizado pela Assessoria de Tradição, Folclore, Turismo e Lazer da Administração Municipal.

*O nome do festival refere-se a ter sido no município de Dom Pedrito, localidade de Ponche Verde, a assinatura da paz da revolução farroupilha entre imperiais e farrapos no ano de 1845, dando ao município o título de “Capital da Paz”.

Leia Também Morre cantor e compositor Talo Pereyra Sexta-feira com lançamento do CD de Osvaldir e Quinteto Nativo Vem aí a escolha das Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista CONVITE: Jantar de lançamento do 3º Rodeio Artístico do Planalto