O Canal do Rio Grande

Festival Reponte da Canção

Compartilhe
Foto: ABC do Gaúcho   Foto: ABC do Gaúcho 

No ano de 1984, aconteceu em São Lourenço do Sul a primeira edição do Reponte da Canção, festival que se tornaria um dos maiores e principais eventos nativistas do estado do Rio Grande do Sul. 

Tendo como cenário a Lagoa dos Patos, o evento, com mais de 32 edições, realiza-se no Galpão Crioulo do Camping Municipal da cidade e, além de trazer-nos o melhor da canção nativista, propicia-nos a convivência com as belezas naturais da Pérola da Lagoa. Em paralelo acontece a fase local do festival, denominada Pérola em Canto.

O festival em sua competição se divide em duas linhas:

Campeira: As composições devem versar sobre usos e costumes das lides de campo, representando as raízes da cultura regional gaúcha e grande pampa, tanto na letra, como no ritmo e instrumentos utilizados.

Livre: Nesta modalidade, as composições terão maior liberdade na escolha dos temas e também dos ritmos e instrumentos utilizados, respeitando as manifestações da cultura regional gaúcha e grande pampa.

O evento oferece aos compositores e músicos uma ajuda de custo diferenciada, não prevendo em seu regulamento premiação em dinheiro. Os primeiros lugares de cada linha recebem o Troféu Seival.

 

 

 

 

 

 

 

Leia Também Rodeio entrega cheque ao Hospital Bezerra de Menezes CTG Lalau Miranda emite Nota de Esclarecimento sobre ocorrência no Rodeio Rodeio Internacional de Passo Fundo recebe mais de 25 mil pessoas Felipe Félix entre os melhores da gineteada