O Canal do Rio Grande

Festival Reponte da Canção

Compartilhe
Foto: ABC do Gaúcho   Foto: ABC do Gaúcho 

No ano de 1984, aconteceu em São Lourenço do Sul a primeira edição do Reponte da Canção, festival que se tornaria um dos maiores e principais eventos nativistas do estado do Rio Grande do Sul. 

Tendo como cenário a Lagoa dos Patos, o evento, com mais de 32 edições, realiza-se no Galpão Crioulo do Camping Municipal da cidade e, além de trazer-nos o melhor da canção nativista, propicia-nos a convivência com as belezas naturais da Pérola da Lagoa. Em paralelo acontece a fase local do festival, denominada Pérola em Canto.

O festival em sua competição se divide em duas linhas:

Campeira: As composições devem versar sobre usos e costumes das lides de campo, representando as raízes da cultura regional gaúcha e grande pampa, tanto na letra, como no ritmo e instrumentos utilizados.

Livre: Nesta modalidade, as composições terão maior liberdade na escolha dos temas e também dos ritmos e instrumentos utilizados, respeitando as manifestações da cultura regional gaúcha e grande pampa.

O evento oferece aos compositores e músicos uma ajuda de custo diferenciada, não prevendo em seu regulamento premiação em dinheiro. Os primeiros lugares de cada linha recebem o Troféu Seival.

 

 

 

 

 

 

 

Leia Também Morre cantor e compositor Talo Pereyra Sexta-feira com lançamento do CD de Osvaldir e Quinteto Nativo Vem aí a escolha das Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista CONVITE: Jantar de lançamento do 3º Rodeio Artístico do Planalto