O Canal do Rio Grande

Festival Ronco do Bugio

Compartilhe
Foto: Prosa Galponeira   Foto: Prosa Galponeira 

O Festival Ronco do Bugio acontece anualmente na Cidade de São Francisco de Paula, desde 1986, com o intuito de preservar e difundir o único ritmo originário do Rio Grande do Sul, ou seja, o "bugio", compasso criado justamente no interior deste município.

Tal criação se deu a partir da criatividade dos gaiteiros serranos que buscaram imitar, com seu instrumento musical, o ronco do primata nos matos da serra. A festividade, agora em sua 26ª edição, é genuína pois é o único da América onde, obrigatoriamente, os participantes devem utilizar um ritmo somente, isto é, o citado "bugio", embora a temática seja abrangente. Por este motivo é chamado de "O Festival mais Autêntico do Rio Grande". 

Além do forte enfoque cultural que envolve toda a comunidade musical do Estado, o Festival tem seu apelo ecológico pois chama a atenção para a preservação da espécie, hoje quase em extinção.

Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, é realizado no Parque de Exposições Davenir Peixoto Gomes. Acontece no mês de junho e oferece aos compositores uma ajuda de custo e premiação diferenciada. Além das belezas da serra gaúcha e do tranco do bugio, São Chico nos garante o frio e a alegria de seu povo.

Leia Também Morre cantor e compositor Talo Pereyra Sexta-feira com lançamento do CD de Osvaldir e Quinteto Nativo Vem aí a escolha das Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista CONVITE: Jantar de lançamento do 3º Rodeio Artístico do Planalto