O Canal do Rio Grande

Festival Ronco do Bugio

Compartilhe
Foto: Prosa Galponeira   Foto: Prosa Galponeira 

O Festival Ronco do Bugio acontece anualmente na Cidade de São Francisco de Paula, desde 1986, com o intuito de preservar e difundir o único ritmo originário do Rio Grande do Sul, ou seja, o "bugio", compasso criado justamente no interior deste município.

Tal criação se deu a partir da criatividade dos gaiteiros serranos que buscaram imitar, com seu instrumento musical, o ronco do primata nos matos da serra. A festividade, agora em sua 26ª edição, é genuína pois é o único da América onde, obrigatoriamente, os participantes devem utilizar um ritmo somente, isto é, o citado "bugio", embora a temática seja abrangente. Por este motivo é chamado de "O Festival mais Autêntico do Rio Grande". 

Além do forte enfoque cultural que envolve toda a comunidade musical do Estado, o Festival tem seu apelo ecológico pois chama a atenção para a preservação da espécie, hoje quase em extinção.

Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, é realizado no Parque de Exposições Davenir Peixoto Gomes. Acontece no mês de junho e oferece aos compositores uma ajuda de custo e premiação diferenciada. Além das belezas da serra gaúcha e do tranco do bugio, São Chico nos garante o frio e a alegria de seu povo.

Leia Também Rodeio entrega cheque ao Hospital Bezerra de Menezes CTG Lalau Miranda emite Nota de Esclarecimento sobre ocorrência no Rodeio Rodeio Internacional de Passo Fundo recebe mais de 25 mil pessoas Felipe Félix entre os melhores da gineteada