O Canal do Rio Grande

Festival Seara da Canção Gaúcha

Compartilhe
Foto: Divulgação   Foto: Divulgação 

A Seara da Canção é um dos mais representativos festivais de nosso estado. Sua primeira edição aconteceu em 1981 e, além da grande receptividade de músicos, público e crítica, possibilitou expressão para os temas do planalto médio gaúcho e de projeção folclórica. Valorizou músicos e jurados sendo o primeiro festival a oferecer ajuda de custo e alimentação a seus participantes.

Foram realizadas consecutivamente dez edições da Seara da Canção até o ano de 1990. A 11ª edição do festival, de 1991, foi toda especial, pois foi realizada a Seara das Searas, que compreendeu a escolha através de uma consulta popular das 24 melhores músicas de todas as edições já realizadas.

Durante o mesmo festival também foi realizada a primeira Searinha da Canção, reunindo talentos da cidade e da região, concorrendo em três categorias: até 9 anos, de 10 a 12 anos e de 13 a 15 anos. Ainda foram realizadas mais 8 edições em anos subsequentes.

Nesta nova etapa, a partir de 2017 na 20ª edição, o festival segue com os mesmos objetivos e propósitos construídos nas edições anteriores, mantendo acesa a tradição de nosso estado, passando de geração em geração. 

Leia Também Melodia Solidária: artistas fazem campanha em benefício de colegas em tempo de coronavírus Luiz Dickel está no ar nas noites de domingo no Canal do Rio Grande CTG de Serafina Corrêa faz doação para hospital e Brigada Militar Tradicionalistas se despedem do cantor e compositor Airton Pimentel