O Canal do Rio Grande

Festival Seara da Canção Gaúcha

Compartilhe
Foto: Divulgação   Foto: Divulgação 

A Seara da Canção é um dos mais representativos festivais de nosso estado. Sua primeira edição aconteceu em 1981 e, além da grande receptividade de músicos, público e crítica, possibilitou expressão para os temas do planalto médio gaúcho e de projeção folclórica. Valorizou músicos e jurados sendo o primeiro festival a oferecer ajuda de custo e alimentação a seus participantes.

Foram realizadas consecutivamente dez edições da Seara da Canção até o ano de 1990. A 11ª edição do festival, de 1991, foi toda especial, pois foi realizada a Seara das Searas, que compreendeu a escolha através de uma consulta popular das 24 melhores músicas de todas as edições já realizadas.

Durante o mesmo festival também foi realizada a primeira Searinha da Canção, reunindo talentos da cidade e da região, concorrendo em três categorias: até 9 anos, de 10 a 12 anos e de 13 a 15 anos. Ainda foram realizadas mais 8 edições em anos subsequentes.

Nesta nova etapa, a partir de 2017 na 20ª edição, o festival segue com os mesmos objetivos e propósitos construídos nas edições anteriores, mantendo acesa a tradição de nosso estado, passando de geração em geração. 

Leia Também Morre cantor e compositor Talo Pereyra Sexta-feira com lançamento do CD de Osvaldir e Quinteto Nativo Vem aí a escolha das Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista CONVITE: Jantar de lançamento do 3º Rodeio Artístico do Planalto