O Canal do Rio Grande

Projeto leva tradição e folclore para dentro das escolas municipais

Compartilhe
Aprendizado prático sobre folclore é o que está sendo proporcionado para alunos de quatro escolas da rede municipal dentro do projeto Folclore e Tradição nas Escolas, desenvolvido entre a Prefeitura de Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo e 7ª Região Tradicionalista.

O projeto, articulado entre as secretarias de Cultura e Educação, está sendo desenvolvido nas escolas São Luiz Gonzaga, Escola do Hoje, Cohab Secchi e Daniel Dipp. A ideia, segundo o secretário de Cultura, Pedro Almeida, é que se formem grupos de dançarinos que possam fazer apresentações em datas festivas, como Semana do Município e durante o Festival de Folclore.

Para isso, a Universidade de Passo Fundo, através da vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), juntamente com o grupo folclórico que mantém, coordenado por Gustavo Maias, está disponibilizando os monitores para trabalhar com os alunos. Em cada escola o grupo de alunos se reúne já com datas definidas, em encontros semanais, e as ações contam ainda com a orientação da 7ª Região Tradicionalista. 

O objetivo do projeto é valorizar a tradição e o folclore local, especialmente através da dança, tendo em vista o forte apelo dessa modalidade em Passo Fundo, que promove um dos principais eventos nacionais dessa área, que é o Festival Internacional de Folclore. 

(Foto: João Henrique Pazuch)

Leia Também Morre cantor e compositor Talo Pereyra Sexta-feira com lançamento do CD de Osvaldir e Quinteto Nativo Vem aí a escolha das Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista CONVITE: Jantar de lançamento do 3º Rodeio Artístico do Planalto