O Canal do Rio Grande

CTG Felipe Portinho participa do Concurso Regional de Prendas e Peões da 7ª RT

Compartilhe

O Departamento Cultural da 7ª Região Tradicionalista realiza nos dias 24, 29 e 30 de junho, o Concurso Regional de Prendas e Peões 2018. O evento inicia neste domingo (24), quando acontece prova campeira, no CTG Felipe Portinho. A prova artística acontecerá no próximo fim de semana, sexta-feira e sábado, dias 29 e 30, no CTG Pousada dos Tropeiros, em Santo Antônio do Palma.

O tema definido para o entrevero está relacionado à medicina campeira, enquanto as prendinhas versarão sobre as bonecas e as prendas sobre o folclore da mulher gaúcha. O resultado do 31º Entrevero Cultural de Peões e da 49ª Ciranda Cultural de Prendas será divulgado durante o fandango de encerramento do evento, na noite de sábado (30), na sede do CTG Pousada dos Tropeiros.

Os locais das provas são definidos de acordo com a entidade dos últimos peões e prendas. O CTG Felipe Portinho, de Marau, é a entidade do atual peão Farroupilha da 7ª RT, Kelvyn Eduardo Krug e o CTG Pousada dos Tropeiros, de Santo Antônio do Palma, é a entidade da atual 1ª Prenda da 7ª RT, Tamara Trentini Rigo.

Confira quem são os concorrentes do CTG Felipe Portinho no Concurso Regional de Prendas e Peões 2018:

Prenda Mirim:

Amanda Spenassatto - Ingressou nas invernadas de dança do CTG Felipe portinho com apenas 3 aninhos de idade, no ano de 2009, Escolinha do CTG Felipe Portinho. Aos 6 anos parou de dançar e retornou 3 anos depois, na invernada pré-mirim do CTG Felipe Portinho. Desde que ingressou da dança foi incentivada pelos pais a participar de um concurso interno, para ser uma prenda de faixa. Desta forma, começou a estudar o tradicionalismo e a fazer aulas de declamação. No ano de 2017 participou do tão sonhado Concurso Interno da entidade, e agora busca o objetivo de se tornar 1ª Prenda Mirim da 7ª Região Tradicionalista. “A sensação de estar em um concurso regional é uma das melhores que já senti, é emoção, nervosismo e felicidade, e assim como sentimentos é responsabilidade, afinal eu sei que para tudo isso dar certo é necessária paciência e também respeito com todos ao meu redor”, salienta Amanda.

João Vitor Falabrette Rigo – Ingressou no CTG Felipe Portinho no início do ano de 2010, Escolinha do CTG Felipe Portinho. Na metade do ano, já participou do seu primeiro concurso interno, onde foi 2º Piazito da entidade. No ano de 2011 participou novamente do concurso interno, e desta vez conquistou o título de 1º Piazito. Nos anos seguintes continuou participando do CTG, passando pelas invernadas pré-mirim e mirim. Em 2015, participou outra vez do concurso interno, onde foi o 1º Piá Farroupilha da Entidade. No seguinte, 2016, conquistou um título inédito para o CTG Felipe Portinho: 1º Piá Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista, onde representou a 7ª região Tradicionalista e o CTG Felipe Portinho no 29° Entrevero Estadual de Peões Farroupilhas do Rio Grande do Sul em abril de 2017 na cidade de São Sebastião do Caí o qual João passou perto do crachá, conquistando o 4º lugar. Em 2017 novamente realizou o concurso interno e agora busca novamente o sonho de se tornar 1º Piá da 7ª RT e ir em busca de um crachá estadual. “No tradicionalismo eu conquistei muitas amizades, conheci lugares diferentes e tive experiências inesquecíveis. Estou me sentindo preparado, porque nunca larguei os estudos e a participação nos eventos Tradicionalistas. Agradeço a todos que me ajudaram nesta caminhada com ensinamentos, companheirismo e amizade. Meu objetivo com o concurso é adquirir novos conhecimentos, fazer novas amizades e cultuar a Tradição”, destacou João Vitor.

Rani Molinari Presser – Ingressou no ano de 2008 no Tradicionalismo, na Escolinha do CTG Felipe Portinho. Depois de algum tempo passou para o grupo de danças Pré-Mirim, depois Mirim e atualmente faz parte do Grupo de danças Juvenil da entidade. Desde muito pequena gostou de declamar e hoje possui muitos títulos em vários rodeios por toda a região. Pela modalidade, no ano de 2015 conseguiu o primeiro título regional na categoria mirim obtendo o segundo lugar, já em 2016 foi campeã do Enartinho na 7ª Região Tradicionalista. No ano de 2017 passou por várias etapas e chegou na final no ENART, na categoria Adulta, sendo a mais nova de todas as concorrentes. Em 2018 conquistou um título muito importante, o segundo lugar no Rodeio Internacional de Vacaria, na Declamação Juvenil. No Departamento Cultural já obteve o título de 1ª Prenda Mirim do CTG Felipe portinho no ano de 2013/2014 e 2ª Prenda Juvenil da 7ª Região Tradicionalista no ano de 2014/2015. Sempre atuou no meio cultural e hoje é a 1ªPrenda Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas Felipe Portinho. “Neste ano de 2018 participarei do Concurso Regional, prendas que vão em busca de um grande sonho, convido a todos para participarem junto com nos prendas e peões do CTG Felipe Portinho nos dias 29, 30 de junho em Santo Antônio do Palma”, convida Rani.

 

Leonardo do Amarante Pinheiro - Ingressou no Movimento Tradicionalista Gaúcho no ano de 2009, na invernada Juvenil do CTG Sentinelas do Pago, onde em julho do mesmo ano tornou-se o 1° Guri Farroupilha do CTG Sentinelas do Pago na Gestão 2009/2010 e no ano seguinte manteve o mesmo cargo, onde foi o 1º Guri Farroupilha 2010/2011. Participou do CTG Sentinelas do Pago como dançarino da invernada juvenil e adulta, declamador e como Guri Farroupilha até o ano de 2012. Em janeiro de 2013, por convite e incentivo de uma grande amiga, Letícia Antunes – in memoriam, começou a participar das atividades do CTG Felipe Portinho, iniciando na invernada juvenil. Em agosto do mesmo ano tornou-se o 1º Peão Farroupilha do CTG Felipe Portinho na Gestão de 2013/2014.  Na oportunidade, representou a entidade no Entrevero de Peões fase regional e conquistou o título de 1º Peão Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista na Gestão de 2014/2015, região esta, a qual pode representar juntamente com o CTG Felipe Portinho no 27° Entrevero Estadual de Peões Farroupilhas do Rio Grande do Sul em Marau no ano de 2015. Participou da finalíssima do ENART 2015 na modalidade de Danças Gaúchas de Salão em Santa Crus do Sul. Em agosto de 2015, foi novamente o 1º Peão Farroupilha do CTG Felipe Portinho. Foi Campeão da Fase Regional do ENART 2016 na modalidade Danças Gaúchas de Salão. Participou da finalíssima do ENART 2016 na modalidade de Danças Gaúchas de Salão e nas danças tradicionais força B em Santa Crus do Sul. 1º Peão Farroupilha da 7ª Região Tradicionalista Gestão 2016/2017. Representou a 7ª região Tradicionalista e o CTG Felipe Portinho no 29° Entrevero Estadual de Peões Farroupilhas do Rio Grande do Sul em abril de 2017 na cidade de São Sebastião do Caí. Atualmente 1º Peão Farroupilha do CTG Felipe Portinho de Marau 2017/2018. “Minha expectativa para este concurso não diferente dos outros que já participei, é sair com o dever cumprido, com novas amizades e acima de tudo ter vencido mais uma vez as minhas dificuldades, e principalmente deixar o meu legado de tradicionalista, desses 10 anos dedicados a essa causa. O crachá, ou número do cargo que virá, jamais será um motivo de desistência, pois isso não vai mudar o que eu como jovem tradicionalista sinto com o coração. Pois amo esta causa e defendo sendo peão com cargos ou não, assim o tradicionalismo seguirá dando frutos e buscando novos adeptos através da juventude. Agradeço a todos que estiveram comigo em mais este momento tão especial, que só faz sentido por ser compartilhado”, afirma Leonardo.

 

Fotos: Laura Durante Soares

Leia Também Todos os resultados do Enart Regional 2018 Regulamento do 3º Rodeio Artístico do Planalto e Ficha de Inscrição Prossegue o Enart Regional Marau é a sede regional da cultura gaúcha