O Canal do Rio Grande

Carijo de erva-mate no DOMINGO NO CTG

Compartilhe

Os visitantes que forem ao parque Lauro Ricieri Bortolon, em Marau, vão poder assistir, em tempo real, o processo artesanal de fabricação de erva-mate, como era antigamente. A tarefa ficará a cargo do empresário Adelar Pagnussat, 56, e sua equipe. Esta será uma das mais de 30 atividades que acontecerão, ao mesmo tempo, no Domingo no CTG, mostra de cultura gaúcha promovida pela 7a Região Tradicionalista.

Herdeiro de uma tradição iniciada pelo bisavô há 102 anos, Pagnussat explica que parte desse processo ainda é preservada na indústria que da família que funciona na localidade de São Luiz da Mortandade, interior de Marau. Na mostra, os visitantes poderão conferir como era esse processo de produção da bebida símbolo dos gaúchos, antigamente.

-Vamos sapecar a erva no galho, com forno de lenha. Depois, vamos secá-la no carijo. Por fim, vamos fazer o cancheamento com facão de madeira, batendo em cima dela, para ser triturada. O processo termina no pilão, para ser socada, explica o empresário.

Durante o Domingo no CTG, os visitantes também poderão conhecer, em tempo real, o processo de fabricação bombachas, facas, encilhas e assistir  provas e lidas com cavalos crioulos e  demonstrações  de cura e marcação de  terneiros. Haverá também atrações para as crianças, como vaca parada, bonecas de pano e brincadeiras infantis. A entrada é franca, com destruição gratuita de erva-mate e água quente.

Artistas importantes de nossa música são os padrinhos da iniciativa, e abriram mão dos cachês para participar da mostra: Érlon Péricles, Joca Martins, Cristiano Quevedo, além de César Oliveira & Berenice Azambuja, que fazem parte do reality de danças tradicionais da RBS TV Desafio Farroupilha. Acompanhados da gaiteira Natalia Guastuci e dos dançarinos do DTG Tropeiros do Ouro Negro, eles participarão de um ensaio aberto ao público, a partir das 14h. A equipe também irá ministrar uma oficina de inclusão nas danças gaúchas

Haverá almoço a preços populares e baile com os grupos Manotaço e Reis do Fandango, com a presença dos artistas no palco. O projeto, que teve sua primeira edição realizada em Guaíba no mês de maio, busca divulgar nossas tradições não apenas para quem já é ligado à cultura gaúcha, mas, especialmente, aos que não conhecem o universo gauchesco. O Domingo no CTG tem o apoio da Prefeitura Municipal, RBS TV e Rádio Planalto FM “O Canal do Rio Grande”, de Passo Fundo.

A Rádio Planalto FM, "O Canal do Rio Grande" vai estar transmitindo o programa FREQUÊNCIA GAÚCHA (Com Álvaro Almeida), domingo, das 09 horas às 13 horas, e os shows, direto do Parque de Marau. O apoio é da Prefeitura Municipal de Marau, da Câmra Municipal de Vereadores de Marau, Grupo Manotaço e PR Distribuidora das Rações para Pets Monello e Birbo.

Leia Também Confira a programação da III Cavalgada Intermunicipal Enart 2018 – Ordem de apresentação Cancelada a 41ª Califórnia da Canção Nativa Está chegando o Enart 2018