O Canal do Rio Grande

Mulher Gaúcha é o Tema Anual do MTG

Compartilhe

O 67º Congresso Tradicionalista do MTG, realizado em São Borja no CTG Tropilha Crioula, no final de semana que passou, foi intenso. Tanto pelo forte calor quanto pelos debates dos temas e propostas apresentadas quanto pela eleição do Conselho Diretor.

No sábado pela manha, com uma temperatura em torno de 30 graus e sensação térmica de 35º, os mais de 1.200 participantes das entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul ouviram atentamente as propostas para elegerem o Tema Anual. O plenário apontou como vencedora a proposta “Mulher Gaúcha – 70 anos de Inclusão no Tradicionalismo Gaúcho Organizado, suas conquistas e participações”, de Márcia Cristina Borges da Silva.

A proposta visa mostrar o quanto foram significativas e importantes as funções da mulher no tradicionalismo gaúcho, desempenhadas desde os primórdios, proporcionando quebras de paradigmas e mudanças culturais na sociedade tradicionalista. Segundo a proponente, a proposta é fruto de mais de dez anos de pesquisas sobre o assunto, reunidas na obra “A Evolução Histórica da Mulher Gaúcha”.

À tarde, com sensação térmica de 42 graus, os congressistas elegeram Nairo Callegaro para o quarto mandato, com 555 votos. Elenir Winck obteve 436 votos e sete foram brancos ou nulos.

A desgastante campanha para a presidência do MTG provocou, ao longo da campanha, a participação do Conselho de Ética da entidade para atuar em prol dos valores éticos e morais do tradicionalismo.

Foto: Eco Da Tradição

Leia Também Chama Crioula parte para as querências! Planalto FM ao lado dos tradicionalistas em Tenente Portela na geração da Chama Crioula Onde tem evento, a Planalto está presente: geração da Chama Crioula! Gilda Galeazzi: a importância da mudança no MTG!