O Canal do Rio Grande

Raúl Barboza: Embaixador do Chamamé fará show em Passo Fundo

Compartilhe
O Embaixador do Chamamé Raúl Barboza, estará na cidade de Passo Fundo – Rio Grande do Sul, para realizar um concerto musical no Teatro do SESC. "Raúl Barboza, 80 años” é o nome da turnê mundial que se iniciou em 2018 na França e Argentina e agora se estende no Sul do Brasil a partir do dia 15 de maio e se encerra no dia 08 de junho.

A turnê celebra a importante trajetória musical deste que é considerado pela crítica um dos referentes no acordeón mundial. Serão nove shows, três Masterclass de acordeón e um Workshop musical e as cidades contempladas pela turnê são: Nova Brescia/RS (Encontro de acordeonistas), Foz do Iguaçu/PR (Festival das águas), Pelotas/RS, Caxias do Sul/RS, Chapecó/RS, Lages/SC, Porto Alegre (Theatro São Pedro), Dois Irmãos/RS, Barra do Ribeiro/RS (Fábrica de Gaiteiros), Ijui/RS e Passo Fundo/RS.

Raúl brindará ao público da cidade toda a magia musical da mesopotâmia argentina através da sua expressividade e técnica no instrumento. Acompanhado pelo guitarrista argentino Nardo Gonzáles e pelo acordeonista Alejandro Brittes, atualmente radicado no Brasil, apresentarão em 90 minutos de espetáculo obras autorais de Raúl, bem como, alguns clássicos do chamamé tradicional. O show contará com uma homenagem especial dos músicos da região a este ícone do chamamé. A turnê é uma iniciativa do acordeonista Alejandro Brittes, realizada e dirigida pela produtora Magali de Rossi que conta com a direção artística de Miguel Castilhos se somam na realização o músico e professor Diego Granza e Edgar Paiva.

O Show conta com o apoio do SESC – Sistema Fecomércio e Floricultura Flor e Cia. Raúl Barboza Gravou mais de 50 álbuns e participou de nove filmes. Difunde e popularizou o chamamé pelo mundo. Desde 1987, ele se estabeleceu na França, onde lançou álbum “O chamamé”, tornandose uma referência da música argentina na Europa. Seu álbum lançado na França em 1993, venceu o Grand Prix Charles Cros, 4 ciefs événement Télérama, Diapason d'or e Choc Le Monde de la Musique. Em 25 de maio de 2000, o Ministério da Cultura e Comunicação da França concedeu-lhe a distinção de "Chevalier de l'Orrdre des Arts et des Lettres". Em 1985 e 2005 a Fundação Konex concedeu-lhe o Diploma de Mérito do Prêmio Konex de Música Popular como um dos cinco melhores "solistas acordeonistas folclóricos masculinos" da década na Argentina, e em 2015, desta vez na disciplina "instrumentista".

Condecorado pelo senado da Nação Argentina em 2018, com a distinção “Domingo Faustino Sarmiento” pela trajetória musical e por ser o difusor principal do chamamé a nível mundial. Serviço: Dia: 01 de junho de 2019 – 20:00h – Sábado. Local: Teatro Sesc de Passo Fundo/RS. Av. Brasil Centro, 30 - Centro, Passo Fundo - RS, 99010-001. Ingressos: R$ 70,00. Ingressos sênior/estudante: R$ 35,00 Os ingressos online já estão à venda na plataforma www.sympla.com.br em até 12x em todos os cartões de crédito e na Floricultura Flor e Cia em frente ao SESC de Passo Fundo. A faixa etária é livre.

Leia Também Vem aí uma festa inesquecível: baile de 37 anos da Rádio Planalto FM 105.9 Rádio Planalto acompanha a partir desta quinta-feira o 34º Carijo da Canção Gaúcha Programação dos Festejos Farroupilha encaminhada pela Sétima Região Tradicionalista Aguardem: vem aí a comemoração dos 37 anos da Planalto FM!