O Canal do Rio Grande

Tradicionalistas divulgam na Câmara a Cavalgada da Chama Crioula

Compartilhe

Antes da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (12), foi realizada a Tribuna Popular, expediente reservado para que representantes da comunidade expressem assuntos de seu interesse. O espaço foi usado pelo Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Planalto Médio, através de seu patrão, Gilberto Zanin de Souza, para divulgação da 15ª edição da Cavalgada da Chama Crioula, por solicitação do vereador Leandro Rosso (PRB).

A cavalgada inicia no próximo dia 16 e vai até o dia 26 de agosto, mas no dia 14 um grupo de apoio já começa a se deslocar até Tenente Portela, no noroeste do estado, próximo à divisa com o estado de Santa Catarina. A cidade foi escolhida para a 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, seguindo o calendário proposto até o ano de 2044, com revezamento de sedes.

O evento marca o início dos Festejos Farroupilha de 2019, que destaca nesta edição a Vida e Obra de Paixão Cortes. Segundo Gilberto, mais de trinta cavaleiros devem percorrer 265,2 km. A chama será gerada no dia 16 e o acendimento no dia 17, no Parque de Águas de Moconá, de onde os grupos partem para levar a centelha às trinta regiões do estado.

O grupo vai representar a 7ª Região Tradicionalista, formada por 42 municípios com mais de 100 entidades credenciadas. Durante a cavalgada, serão feitas paradas, refeições e descanso organizados pelas equipes de apoio da cozinha e da cavalaria, para descanso dos cavalos e dos cavaleiros. Os cavalarianos devem passar ainda pelos municípios de Miraguaí, Dois Irmãos das Missões, Palmeira das Missões, Chapada, Coqueiros do Sul e Bela Vista.

“Desde 2005, o nosso grupo já percorreu 15 mil quilômetros conduzindo a Chama Crioula. Os cavaleiros são pessoas que amam a tradição, a lida, a cavalgada e tudo o que ela proporciona para nós e para as nossas famílias”, afirmou Gilberto.

A previsão é de que o grupo retorne a Passo Fundo no dia 26, às 16h. A abertura oficial dos festejos será no dia 1 de setembro, às 11h, no Parque de Rodeios da Roselândia.

Leandro considera o ato uma grande demonstração da forte presença da cultura gaúcha, além de exaltar a iniciativa da instituição, quanto às celebrações. “É um orgulho ser representado por este grupo, para trazer ao nosso município este que é o maior símbolo do Tradicionalismo do Rio Grande do Sul, desejo sorte a todos porque organização e competência vocês já possuem”, ponderou.

Fotos: Comunicação Social/Câmara de Vereadores

Leia Também Chama Crioula parte para as querências! Planalto FM ao lado dos tradicionalistas em Tenente Portela na geração da Chama Crioula Onde tem evento, a Planalto está presente: geração da Chama Crioula! Gilda Galeazzi: a importância da mudança no MTG!