O Canal do Rio Grande

Festejos Farroupilha são oficialmente abertos em Passo Fundo

Compartilhe

Na manhã deste domingo, 01, as Rádios Planalto (News FM 92.1 e O canal do Rio Grande 105.9) acompanharam, no Parque de Rodeios da Roselândia, em Passo Fundo , a cerimônia de abertura dos Festejos Farroupilha de Passo Fundo. Com a fusão do Fogo Simbólico e da Chama Crioula, as atividades oficiais iniciam no município.

A condução da Chama Crioula foi feita pelos Cavaleiros do Planalto Médio desde Tenente Portela.

Conforme destacou  a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista do MTG, Gilda Galeazzi, o momento faz referência à identidade e aos costumes e hábitos da cultura gaúcha. “Recebemos a Centelha Crioula, que veio da cidade de Tenente Portela, e a Centelha da Pira da Pátria para fazermos a fusão e transformamos em Chama Crioula, dando assim abertura aos festejos de 2019.

Após os pronunciamentos, os representantes de alguns municípios da região abrangida pela 7ª Região Tradicionalista coletaram centelhas da Chama Crioula para conduzirem a até seus municípios. Os que não tiveram a oportunidade de comparecer à cerimônia poderão colher as centelhas durante a semana.

Segundo a coordenadora, a partir do dia 08 iniciarão as rondas crioulas, sendo a primeira entidade o CTG Lalau Miranda e a última, os Cavaleiros do Mercosul.

Os Festejos este ano destacam a Vida e Obra de Paixão Cortes. No dia 20 de Setembro, após o desfile militar, ocorrerá o desfile temático elaborado pelas entidades tradicionalistas.

Além da solenidade de abertura oficial dos festejos farroupilha, o Parque de Rodeios da Roselêndia recebe, neste fim de semana outras atividades, como o torneio de tiro de laço e ainda o 1º Ao pé do Fogo de Chhão, com palestras e atividades falando sobre a tradição gaúcha, o motivo da pilcha e a importância do tradionalismo.

Fotos: Célio Júnio e Leonardo Marasini  

Leia Também Conhecido o resultado da 1ª Vertente da Música Gaúcha Encerrados oficialmente os Festejos Farroupilha em Passo Fundo A vida e a obra de Paixão Côrtes foram retratadas na Mostra da 27ª Cultura Gaúcha Planalto FM parabeniza todos os gaúchos neste 20 de setembro