O Canal do Rio Grande

Senado aprova Vacaria como Capital Nacional do Rodeio Crioulo

Compartilhe
O Projeto de Lei n° 3135 que intitula o município de Vacaria como “Capital Nacional do Rodeio Crioulo”, apresentado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), foi aprovado nesta terça-feira, 5, na Comissão de Educação do Senado. O parlamentar destacou ter recebido a sugestão do vereador do município, Marcelo Dondé.

“O Dondé apresentou o pedido e na hora acolhi. Trata-se de justiça ao envolvimento histórico com os rodeios e a valorização da nossa tradição”, destacou Heinze.

O rodeio da Vacaria, que já se encontra na 33º edição, é conhecido internacionalmente por celebrar a cultura e as tradições do povo gaúcho. O evento teve início no ano de 1958, de maneira bem diferente do que as novas gerações estavam acostumadas a presenciar.

Contando com apenas um torneio de laço e um concurso de rédeas, o rodeio durou somente um dia e teve dimensão intermunicipal. No ano seguinte, 1959, o evento tornou-se estadual. A partir de 1960, passou a ser realizado a cada dois anos, como funciona até hoje.

O rodeio foi considerado internacional na quinta edição, quando pessoas do sul do continente e alguns americanos começaram a disputar as provas.
“O rodeio é um mundo à parte, uma cidade de lona no acampamento, um universo de convivência sadia do homem com a natureza”, concluiu Heinze.

O parecer favorável ao projeto foi apresentado pelo senador Lasier Martins e agora segue para a Câmara dos Deputados.

Leia Também Melodia Solidária: artistas fazem campanha em benefício de colegas em tempo de coronavírus Luiz Dickel está no ar nas noites de domingo no Canal do Rio Grande CTG de Serafina Corrêa faz doação para hospital e Brigada Militar Tradicionalistas se despedem do cantor e compositor Airton Pimentel