O Canal do Rio Grande

Oficinas virtuais da cultura gaúcha registram grande adesão

Compartilhe
Edital para oficinas virtuais tem 113 inscritos
O programa Invernadas Culturais, lançado pela Fundação Cultural Gaúcha, em parceria com a secretaria de Cultura do estado, registrou 113 inscrições. O prazo terminou na sexta-feira. A maioria dos projetos foi no campo das artes cênicas, com 49 propostas. Na área da música foram 20 projetos, com 15 no áudio visual, 11 no artesanato, 9 em gastronomia e 9 em artes visuais.

“O resultado das inscrições tinha sido projetado pela FCG/MTG e pela SEDAC e os números ficaram muito próximo do que foi estimado. Por isso, já estávamos preparados para de imediato começarmos a avaliação da documentação enviada pelas entidades inscritas a fim de cumprir as regras do edital e assim, após conferida estas primeiras exigências, passarmos para a avaliação de mérito do projeto pela comissão avaliadora. A celeridade em todo o processo de avaliação passa a ser nosso objetivo em que pese a complexidade de analisar o mérito de tantos processos inscritos” avalia Maxsoel Bastos de Freitas, vice-presidente da Fundação.

Entidades tradicionalistas filiadas ao MTG fizeram 34 inscrições. Ao todo, o projeto vai destinar R$ 5 mil a 30 oficinas virtuais, com recursos de uma emenda parlamentar encaminhada pelo deputado estadual Mateus Wesp. O prazo para a seleção, que será feita por 5 avaliadores com comprovada capacidade técnica, será realizado em cerca de 15 dias.

Como forma de fomentar outros deputados estaduais a encaminharem emendas parlamentares para a Cultura Gaúcha, a presidente do MTG Gilda Galeazzi está articulando uma reunião, online, com parlamentares da Assembleia Legislativa.

"A partir desta experiência bem sucedida, queremos que outros deputados destinem recursos para beneficiar nossas entidades. Essas iniciativas geram emprego e renda e podem ser uma alternativa para ajudar a superar o período de dificuldades que iremos enfrentar, após a pandemia, quando as atividades forem retomadas", avalia Gilda.

Créditos: MTG

Leia Também Galeria dos Festejos Farroupilha das Rádios Planalto: um marco para a tradição em 2020 Drive-In Farroupilha: a cultura gaúcha em evidência com Os Monarcas! Os Reis do Fandango: domingo especial no CTG União Campeira! Grupo Sul Balanço ao vivo no Canal do Rio Grande!