O Canal do Rio Grande

Tradicionalismo gaúcho comemora os 54 anos do MTG

Compartilhe

Teve dança tradicional gaúcha, tosquia, declamação, entrevistas, música, valorização do protagonismo feminino e muita alegria e emoção nas festividades de aniversário dos 54 anos do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul. O ponto alto aconteceu na quarta-feira, 28 de outubro, quando a sede da entidade, em Porto Alegre, abriu as portas e as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado subiram ao palco.
Com transmissão simultânea em diversos perfis do Facebook, em parceria com o site O Bairrista e patrocínio das Facas do Mundo e Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado, uma live comandada pelos apresentadores Rinaldo Souto, Fernando Espíndola e Juarez Paiva desfilou atrações artísticas, culturais e campeiras por quatro ambientes. Vídeos enviados por quase todas as regiões mostraram o amor à tradição e cultura regional, bem como a diversidade de públicos que integram as entidades tradicionalistas e têm na pilcha um dos símbolos do seu amor pela cultura gaúcha.
Também foram apresentadas reportagens com a ações sociais das entidades durante a pandemia e as realizações do MTG nesses primeiros dez meses do ano. Uma tela foi pintada, em tempo real, pelo artista plástico Anilto Cáureo, em homenagem ao ex-presidente Rodi Borguetti.
Um dos destaques da noite foi o recebimento da Chama Crioula, pela presidente Gilda Galeazzi, das mãos da patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Sandra Abech. Virtualmente, a chama percorreu as regiões tradicionalistas, passando de mão em mão no formato “challenge”, simbolizando a integração, a cordialidade e a importância da unidade e do respeito entre os tradicionalistas.
Gilda Galeazzi também apresentou a sede da entidade durante a transmissão e falou sobre o papel da mulher no tradicionalismo gaúcho desde sua origem, conquistando ao longo dos 54 anos do MTG cada vez mais lugares de destaque, culminando em 2020 na presidência da entidade.
Ainda durante a live, foi disponibilizado o QR Code do Banco de Alimentos, para quem desejasse fazer alguma doação.
As comemorações pelos 54 anos do MTG iniciaram durante a semana. Uma das atividades foi a missa crioula, realizada em Venâncio Aires no domingo, em formato drive-in.
A festa de aniversário do MTG teve ainda Sarau dos Patrões e lançamento da quinta edição do livro de Danças Tradicionais Gaúchas.

Créditos: Divulgação (MTG)

Leia Também MTG suspende eventos no estado por 15 dias em função da pandemia Vanderleia Nervo reeleita para a Sétima Região Tradicionalista Desafio de Vaca Parada terá etapa pelas redes sociais Agora no entardecer, a companhia é de Bruno Reinehr no Canal do Rio Grande!