Foi encerrada na noite de sábado, 21, a nona edição do Festival Canto de Luz, realizado em Ijuí (RS). A Rádio Planalto FM/O Canal do Rio Grande (105.9) transmitiu ao vivo as três noites do evento, que dessa vez ocorreu sem a presença de público, em função dos cuidados com a pandemia pelo novo coronavírus.
Apesar disso, a qualidade das músicas foi impecável, atraindo a atenção do público pelo Brasil e até por várias partes do mundo. Paralelamente ocorreu a quinta edição da Lamparina da Canção. O evento leva o nome de Ijuí aos quatro cantos do Rio Grande do Sul, do Brasil e dos países sul-americanos, crescendo a cada edição.
O 9° Canto de Luz contou com a avaliação de Gustavo Brodinho, Jaime Vaz Brasil, Loma Pereira e Maurício Barcellos.
Confira o resultado:
Fase local
- Músicas: Uma Saudade (primeiro lugar); No esquivo, sol de inverno (segundo lugar) e O Tempo (terceiro lugar).
Fase Geral
- Terceiro lugar: Adelante (chamamé), com letra de Cristiano Quevedo, música de Joca Martins e interpretação de Joca Martins e Cristiano Quevedo.
- Segundo lugar: Espelho Quebrado (milonga), com letra de Adão Quevedo, música de Adão Quevedo e interpretação de Lú Schiavo.
- Campeã: A Vida em Minhas Mãos (zamba), com letra de Alessandra Souza e Tiago Souza e interpretação de Analise Severo
Melhor obra sobre o orgulho gaúcho: Sou Rio Grande.
Melhor melodia: Pra Colher Aquela Flor.
Música mais popular (votação pela internet): Uma Saudade.
Melhor indumentária: Caíque Melo.
Melhor instrumentista: Yuri Menezes (violão).
Melhor arranjo instrumental: música A Vida em Minhas Mãos.
Melhor arranjo vocal: música Uma Saudade.
A transmissão no Canal do Rio Grande contou com os profissionais Célio Júnior, Marcelo Albuquerque, Léo Marasini e Ibaldo Pedra, com o patrocínio de Facas Artesanais Don Ginepro, em Ijuí; Mercado e Açougue Moreira e Flexcar. Apoio: Associação Canto de Luz.
O Canal do Rio Grande