O Canal do Rio Grande

Hemoterapia realiza entrega de troféus aos vencedores do concurso de poesia Gaúcho Doador

Compartilhe


Neste Dia Nacional do Doador, 25 de novembro, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, realizou cerimônia de entrega dos troféus do concurso de poesia que faz parte da campanha “Gaúcho Doador: doe sangue, mostre o teu valor!”, lançada no mês de setembro em parceria com a 7ª Região Tradicionalista, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Academia Passo-Fundense de Letras e projeto de Extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF). A Campanha visa aumentar o número de doadores de sangue, além de conscientizar sobre a causa.

Os troféus foram entregues aos vencedores das categorias de 08 a 12 anos, 13 a 17 anos e 18 a 60 anos, que declamaram suas poesias. Ainda, foi realizada a entrega do troféu Parceiro Amigo ao CTG de Taquaraçu, instituição que mobilizou o maior número de integrantes para a doação de sangue.

Estiveram presentes na cerimônia o Presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, o Diretor Técnico Médico Dr. Adroaldo Mallmann, a responsável técnica da Hemoterapia Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, a Coordenadora do projeto de extensão ComSaúde, Fabiana Beltrami, a Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Vanderléa Belegante Nervo, Diretora Cultural da 7ª Região Tradicionalista, Luiza Salete Picoli Monteiro, o Vice-presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Agostinho Both, a Coordenadora de Projetos da Academia Passo-Fundense de Letras, Dilse Piccin Cortese, o Tesoureiro da Academia Passo-Fundense de Letras, Luís Lopes de Souza, Diretora Artística do CTG de Taquaruçu, Rosmari Dalpupo Trombeta, além dos ganhadores do concurso e familiares.

Na ocasião, a responsável técnica da Hemoterapia, Cristiane Rodrigues de Araújo, evidenciou que a ideia inicial da Campanha era sensibilizar os futuros doadores de sangue da 7ª Região Tradicionalista por meio da educação e cultura regional, neste momento de pandemia. Além de desenvolver atividades de cidadania da comunidade de Passo Fundo e região através de ações educativas em ambiente virtual com disseminação de informações via redes sociais. “A todos os participantes, nossa gratidão por dedicarem uma parte de suas vidas a favor de um tema tão importante que é a doação de sangue. Aos trabalhos vencedores, parabéns pelas excelentes obras”, destacou. O Diretor Técnico Médico, Adroaldo Mallmann ressaltou a importância de doar sangue. “A doação de sangue é fundamental para todos nós, pois dependemos do sangue para viver e não sabemos do dia de amanhã. Obrigado a todos que participaram e continuaremos seguindo com essa luta, porque doar sangue é doar amor ao próximo”, pontuou.

A Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Vanderléa Belegante Nervo, agradeceu e parabenizou as entidades participantes que se mobilizaram para fazer doações de sangue e salientou a importância da iniciativa do Hospital e das parcerias que tornaram viável a realização do projeto. “Antes de sermos tradicionalistas, nós somos parte da sociedade, nós somos cidadãos e estamos neste universo por uma causa maior: nos tornamos seres cada vez melhor em prol do nosso próximo. Gratidão a todos que se dedicaram direta ou indiretamente, acredito que é o papel fundamental dos tradicionalistas, ajudar a sociedade, ajudar o próximo e sermos voluntários, pois precisamos evoluir como seres humanos e devemos dedicar um pouquinho do nosso tempo a quem precisa”, afirmou.

O vice-presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Agostinho Both, agradeceu a todos os envolvidos. “Eu tenho um entendimento hoje de que como nunca, nós necessitamos desse abraçarmo-nos mutuamente e entendermos a nossa bondade de uma forma muito mais esclarecida, muito mais viva. Às vezes um tempo difícil faz provocar ações altamente qualificadas  para que realmente nós possamos redefinir e somos chamados a redefinir o futuro. Sou muito grato a todos os esforços feitos, desde as crianças, adultos, as instituições e as pessoas que deram tanto de si”, ressaltou.

Encerrando a cerimônia, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, parabenizou os participantes e relembrou a época de fundação do São Vicente, quando homens e mulheres cuidaram de enfermos durante a pandemia da Gripe Espanhola e construíram um Hospital através da doação pessoal de esforço, serviços e cuidados a quem precisava. “Quando eu vejo pessoas que cultivam uma tradição nos faz lembrar das nossas raízes, e fortalece essa saga, esse sentimento de um povo que se voltou para a lida, o sacrifício. A minha gratidão a todas as pessoas pelo empenho, que lutam e se doam por uma coisa tão importante que é a doação de sangue”, destacou.

Categoria 08 a 12 anos: 1º lugar

Poesia: QUANDO CRESCER

Autoria: Ana flor Spannenberg Vieira

Idade: 09 anos

Categoria 13 a 17 anos:

1º lugar

Poesia:  GAÚCHO DOADOR

Autor: Roque do Estreito de Paula

Idade: 15 anos

2º lugar

Poesia: PULSANDO NO CORAÇÃO

Autora: Barbara Vitória S. Vieira

Idade: 13 anos

Categoria 18 a 60 anos:

1º lugar:

Poesia: BRAÇO AMIGO

Autor: Lidio Paulo Hommecker

Idade: 57 anos

2º lugar:

Poesia: BOA NOVA

Autor:  Alexandre da Rosa Vieira

Idade: 42 anos

3º lugar:

Poesia: ESTENDE O BRAÇO E MOSTRE TEU VALOR

Autor: Jovem Poeta

Idade: 18 anos


Fotos: Cerimônia foi realizada no Dia Nacional do Doador de Sangue (Fotos: Assessoria de Imprensa HSVP/ Scheila Zang)

Leia Também Representantes da Sétima Região Tradicionalista foram destaques no Desafio Estadual de Vaca Parada Parque Assis Brasil recebeu final do Crioulaço no fim de semana Eleita a nova patronagem do CTG Lalau Miranda Deputado pode apresentar projeto para mudar o Hino Rio-Grandense