O Canal do Rio Grande

Livro "Tropeadas da Missão" será lançado no próximo sábado em Passo Fundo

Compartilhe

Uma obra é apresentada para destacar um resgate histórico de prendas que vivenciaram o período de pandemia, quando aconteceu uma mudança radical nas atividades Tradicionalistas. No livro é contada a história das meninas Juliana Salles de Passo Fundo e a Alessandra Hoppen, de Carazinho e estudante da UPF através de um tropeiro criado pelas autoras que trilha pelo estado.

A segunda prenda do Rio Grande do Sul e responsável pela revisão geral e projeto gráfico, Natália Bernardo, esteve no programa Na Ordem do Dia e falou para o apresentador Luiz Carlos Carvalho (foto). O lançamento está marcado para o próximo sábado (15), a partir das 16 horas, na Livraria Delta do Passo Fundo Shopping.


A primeira rua de Passo Fundo, atual Avenida Brasil, faz parte do enredo. As histórias não são biografias, e sim contos do próprio tropeiro. O livro já possui o reconhecimento do Governador do RS, Presidente da Assembleia Legislativa do RS, Presidente da Federasul, 1ª Prenda da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha, Secretária de Cultura do RS, Secretário de Turismo do RS, e muitas outras pessoas

A obra, idealizada por Ana Claudia Feltrim, que também a dirigiu, sob organização, editoração e revisão geral de Natália Bernardo e projeto gráfico de Michele Lehmen, conta a história de centenas de mulheres  representantes da cultura do Rio Grande durante o período da pandemia do COVID-19 e, simultaneamente, em comemoração dos 50 anos de Ciranda Cultural de Prendas. Sendo uma produção independente, passou por uma elaboração artesanal, já que as editoras eram as integrantes do próprio projeto intitulado "O Livro da Nossa Jornada". O livro foi custeado integralmente por doações de apoiadora(e)s do projeto, sendo pessoas físicas e jurídicas constantes na obra. O lançamento oficial ocorreu no dia 10/09/2021, na Universidade Federal de Santa Maria. Tropear é aprender, sentir, vivenciar intensamente a caminhada.  Quando uma mulher assume a missão de ser prenda, ela se propõe a seguir uma jornada tendo por objetivo o bem coletivo. "A Tropeada da Missão" é o entrelaçamento de tantas histórias de mulheres de fé e vitória, que com seu amor e companheirismo se uniram por esta fraternidade. Nele está o verdadeiro significado do SER prenda, para além de provas, mergulho profundo dentro de nós mesmas. Quem cruza caminhos encontra vida e vida em abundância. O tropeiro aprende com estas mulheres e as entende, revela ao mundo as prendas. Não há beleza maior do que a alma humana, não há caminho mais profundo do que entender a tradição pelos caminhos das mulheres.

A obra serve de guia para o autoconhecimento, para a grande descoberta da vida - a lei do amor, pertencimento e não julgamento. Ao passar pelas linhas dos textos o leitor é levado para uma rica viagem, cujo o objetivo maior é a sua autodescoberta. Portanto, se queres sentir algo pulsar em teu coração, tenha contato com a “tropeada” certamente, sairás totalmente diferente. 

Leia Também Passo Fundo recebe o lançamento do livro “A Tropeada da Missão” Churrasco-Fandango com Os Monarcas é neste dia 28: ingressos à venda na portaria das Rádios Planalto Sétima Região Tradicionalista prepara a Festa Campeira Regional Câmara de Vereadores discute melhorias no Parque da Roselândia