Adido Cultural do Rio Grande do Sul, o músico tradicionalista César Oliveira falou nesta quinta-feira (05) durante a programação das Rádios Planalto sobre a importância dos rodeios na nossa cultura gaúcha.
Nessa quarta-feira, o deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB) anunciou o protocolo na Assembleia Legislativa de um projeto de lei para acabar com os rodeios no Estado. Segundo o parlamentar, as disputas campeiras atualmente realizadas não tem origem na cultura de campo, mas são importadas dos Estados Unidos, além dos argumentos utilizados para a Justificativa, relacionado a maus-tratos.Para o artista, a defesa apresentada pelo deputado surpreende, já que há um comparativo entre algo cultural do nosso estado, com práticas do exterior.
Ele reforça que nosso tiro de laço é como uma prática esportiva, com embasamento de que é uma prática do nosso povo gaúcho, e não vinda de outros locais.
Quanto aos maus-tratos, ele ressalta que nunca foi presenciado uma ocorrência do tipo, dentro de rodeios no RS. São animais que têm cuidado máximo pelo tutor.
“Foi uma fala infeliz, além de que, falar de uma cadeia produtiva tão grandiosa, tão gigantesca, em um momento onde ficamos mais de dois anos, parados, com tudo isso. Neste momento, de retomada, fazer essa ofensiva é muito infeliz’’, disse o músico.