O Canal do Rio Grande

Inicia nesta quinta-feira a 32ª FECARS em Pelotas

Compartilhe

Acontece entre os dias 12 a 15 de maio, a 32ª FECARS. A Rádio Planalto FM 105.9, O Canal do Rio Grande acompanhará todo o evento, direto da Associação Rural de Pelotas.

Dentro das principais atrações estão provas de tiro de laço, gineteada, rédeas, vaca parada e diversas outras modalidades.

Shows acontecerão de quinta a domingo com Joca Martins, César Oliveira e Rogério Mello, Grupo Rodeio, Grupo Querência, Helmo de Freitas e muito mais! 

Também estão programados seminários como 1º Festival de Cultura Gastronômica - Região Turística da Costa Doce Gaúcha, 21º Seminário de Cultura Campeira - Tema Medicina Campeira e 1º Seminário de Inclusão Social.

O evento conta com praça de alimentação, exposições, mercado de pulgas, produtos coloniais

Os ingressos estão à venda por R$10,00 direto no local. 

Festa Campeira do Rio Grande do Sul tem como principal objetivo proporcionar enriquecimento da nossa cultura e diversas atrações artísticas.

Reúne diferentes modalidades de competições que preservam e divulgam os costumes, as tradições e o folclore do campeiro rio-grandense. Essas competições estabelecem normas claras para as demonstrações de lidas campeiras possibilitando sua adoção em todo o Estado de diversas regiões Tradicionalistas, de forma que não se apague o rastro dos hábitos e costumes típicos gaúchos rio-grandense. Valoriza e demonstra as habilidades do homem do campo, em nível local, regional, estadual e nacional respeitando suas características.

Além de cultivar nossa tradição a FECARS demonstra a paixão e o vinculo do campeiro com os animais da lida do campo. Como exemplo o cavalo que é seu fiel parceiro no trabalho diário. Por esse motivo, esses fiéis parceiros são valorizados, respeitados e recebem todos os cuidados necessários para seu bem estar.

Dentro das finalidades estão a preservação, valorização e divulgação da tradição campeira, das artes, dos usos e costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul, homenagear nossos visitantes com uma leitura atraente dos fatos e acontecimentos do passado e presente da vida no campo e atividades campeiras, com intuito de preservar a nossa história e levar, principalmente às novas gerações o conhecimento das suas raízes, fazendo com que se sintam orgulhosos da sua terra e sua gente. 

Por fim, com a realização deste evento nossos objetivos são de plantar uma semente forte, que pode nos levar a desenvolver um plano de integração com os municípios que compõem nossa geografia e gerar um contexto entre as diversas Regiões Tradicionalistas que nos vizinham, criando um fluxo de integração e troca de experiências e uma inserção do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Acompanhe com as Rádios Planalto News FM 92.1 e Planalto FM, O Canal do Rio Grande 105.9!




Confira a programação completa (clique nas imagens para ampliá-las):





Leia Também Conhecidos os resultados do Entrevero de Peões e Ciranda de Prendas da Sétima Região Tradicionalista Ciranda Cultural de Prendas e Entrevero Cultural de Peões acontecem neste final de semana em Passo Fundo Definida a programação do Enartinho de julho em Marau Seara da Canção de volta à área urbana de Carazinho