Protocolada pelo
vereador, Evandro Meireles (PTB), a Moção de Repúdio ao Projeto de Lei do
deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB), que busca proibir
rodeios no Rio Grande do Sul, foi aprovada na Sessão Plenária da Câmara de Vereadores,
nesta segunda-feira (09).
Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa, pelo deputado estadual Rodrigo Maroni (PSDB), propõe o fim dos rodeios no Rio Grande do Sul, ressaltando que o objetivo é acabar com maus-tratos em evento onde os animais são humilhados e machucados de todas maneiras possíveis.
Frente ao projeto e a justificativa do deputado, Meireles, que é tradicionalista, narrador de rodeio e defensor da cultura gaúcha, apresentou uma Moção de Repúdio à matéria protocolada na Assembleia Legislativa.
O vereador justifica a Moção, “diante do relato apresentado pelo deputado é possível perceber a sua falta de conhecimento sobre a tradição gaúcha, em especial aos rodeios, pois na prova de Tiro de Laço o animal, em momento algum é derrubado”, salienta.
Meireles destaca que a manutenção dos rodeios é uma forma de preservar a cultura gaúcha, gerar emprego e renda. “A atitude do deputado coloca em risco a identidade do Rio Grande do Sul. As atividades campeiras fazem parte da nossa construção social e representam uma cadeia produtiva e geradora de mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, gerando mais de 14 milhões de reais no PIB estadual, abastecendo lares e fortalecendo vínculos. O projeto fere a cultura e a tradição gaúcha”, lamenta o vereador. Também salienta o cuidado com os animais, que passam por rígidos controles de sanidade e são muito bem cuidados pelos seus proprietários.
O documento de repúdio ao projeto parlamentar em trâmite na Assembleia, seguirá os protocolos da Casa, e será encaminhado à Assembleia Legislativa.
Fotos: Divulgação