O Canal do Rio Grande

Milhares de pessoas prestigiam Encenação da Batalha do Pulador em Marau

Compartilhe
O último fim de semana ficará marcado na história dos Festejos Farroupilhas em Marau. De forma inédita no município, milhares de pessoas estiveram no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon na tarde deste domingo (11) e acompanharam a encenação da Batalha do Pulador, confronto bélico que aconteceu na região durante a Revolução Federalista de 1894.

O espetáculo contou com a participação de cerca de 200 pessoas que, devidamente caracterizadas, conduziram mais de uma hora de encenação contando a história do confronto entre maragatos e pica-paus, além da atuação da cruz vermelha e saqueadores. A apresentação foi realizada pelo grupo Cavaleiros do Mercosul, de Passo Fundo, juntamente com representantes das entidades tradicionalistas de Marau.

Antes da encenação, a pista de laço do Parque Municipal foi local da solenidade de Abertura do Acampamento Farroupilha 2023. Também com a presença de autoridades e tradicionalistas, aconteceu o lançamento do projeto “Tradição é Preservar”, de autoria da vereadora Adriela Balotin Tonin, que tem por objetivo preservar diversas árvores nativas do Parque Municipal. 

Ainda, o momento contou com o lançamento do VI Rodeio Internacional de Marau, que acontecerá de 9 a 11 de março de 2023, no Parque Municipal Lauro Ricieri Bortolon. Por fim, a tarde foi encerrada com baile gratuito com o conjunto Sul Balanço.

A programação dos Festejos Farroupilhas segue de forma intensa até o feriado de 20 de setembro. A realização é da Prefeitura Municipal de Marau, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer; Entidades Tradicionalistas; 7ª Região Tradicionalista e ACIM.









Créditos: Alessandra Formagini

Leia Também Luto no tradicionalismo: faleceu Elenir Wink, que integrou direção do MTG Rádios Planalto entrevistam os dois candidatos à presidência do MTG FestXiru: confira os resultados do final de semana em Santa Maria “O Tempo e o Vento” é a grande campeã da 21ª Seara da Canção Gaúcha