O Canal do Rio Grande

Guaíba passa a contar com estátua em homenagem a José Claudio Machado

Compartilhe
José Claudio Machado, um dos maiores intérpretes da história da música gaúcha, é homenageado com estátua em Guaíba, na grande Porto Alegre. O monumento faz parte de um caminho cultural entre as principais cidades que fazem parte de sua trajetória (Guaíba, Tapes e Porto Alegre).

A inaguração aconteceu nesse domingo (20), dentro da programação da Multifeira Cultural, com 15 músicas do homenageado, interpretadas por artistas que se inspiraram em sua trajetória. Uma cavalgada foi realizada. Grande público prestigiou o evento.

A criação e confecção da estátuta são do escultor Léo Santana, que possui extensa trajetória em obras de artes plásticas em todo o Brasil. 

A Associação Cultural José Claudio Machado petende futuramente produzir homenagens ao artista em sua cidade natal, Tapes (RS), e em Porto Alegre, local de referência da cultural nativista gaúcha.

O artista faleceu no dia 12 de dezembro de 2011.


FOTO: PREFEITURA DE GUAÍBA

Leia Também O Canal do Rio Grande com programas ao vivo do palco da Seara da Canção Gaúcha em Carazinho Começa a 21ª Seara da Canção Gaúcha: transmissão do Canal do Rio Grande! Domingueira de encerramento do ano: Rádios Planalto e Departamento Tradicionalista Juvenil Seara da Canção Gaúcha reforça ações de cidadania