O Canal do Rio Grande

O Canal do Rio Grande estará na 21ª Seara da Canção Gaúcha a partir desta sexta-feira

Compartilhe

Festival tem entrada gratuita e grandes shows em sua programação

 

A tão esperada retomada da Seara da Canção Gaúcha tem início nesta sexta-feira (25), às 20h, quando ocorre a abertura do evento. A 21ª edição do festival carazinhense ocorre no Patronato Santo Antônio e vai reunir artistas e um grande público de diferentes regiões para viver a emoção do nativismo.

- A Seara é um patrimônio cultural de Carazinho e de todo o nosso estado. É muito bom ver todo esse engajamento em torno do festival e isso só reforça a expectativa de toda a nossa comunidade para a realização do evento - destaca Gustavo Weber, presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha, entidade que promove o festival.

A 21ª Seara, que faz parte da programação do Natal Alegria de Carazinho, tem como destaque o retorno da premiação especial para as Linhas Nativista, Galponeira e Contemporânea Gaúcha, que marcaram a origem do festival.

 

Apresentação das músicas

O ponto alto de um festival nativista são as músicas inéditas apresentadas ao público e que concorrem a diferentes premiações. A 21ª Seara contempla as categorias Local, Geral e Searinha.

Nos dias 25 e 26 serão apresentadas 15 músicas por noite, sendo 5 da categoria Local e 10 da categoria Geral. Após as apresentações do dia 26, serão anunciadas as 15 músicas classificadas para a final, que concorrerão entre si em igualdade de condições.

No dia 27, as nove músicas classificadas para a 8ª Searinha abrem a programação (5 da categoria Piá e 4 da categoria Piazito). A Searinha é um evento tradicional da Seara e que proporciona espaço para o surgimento e o desenvolvimento de jovens talentos. Os participantes da Searinha interpretarão músicas que fazem parte do repertório das edições anteriores da Seara, valorizando a beleza e a qualidade do acervo musical do festival.

Após a Searinha, sobem ao palco as 15 músicas finalistas (englobando as categorias Local e Geral), que concorrem aos prêmios de Melhor Canção Nativista, Melhor Canção Galponeira, Melhor Canção Contemporânea Gaúcha e Melhor Canção da 21ª Seara, entre outros diversos prêmios.

 

Clique aqui e confira a lista das músicas classificadas para a 21ª Seara da Canção Gaúcha, a ordem de apresentação e quais artistas estarão no palco defendendo cada uma das composições.

 

Programação completa

Todas as atrações da 21ª Seara acontecem no Patronato Santo Antônio, em Carazinho, e são de acesso gratuito ao público. A comissão organizadora convida cada pessoa que for ao evento para fazer a doação de um quilo de alimento não-perecível e ajudar a quem precisa. Confira a programação completa:

 

Sexta-feira (25/11)

20h – Abertura

20h30min – Apresentação de 5 músicas da categoria Local e de 10 músicas da categoria Geral

23:30min – Show com Jorge Guedes e Família

 

Sábado (26/11)

15h – Mateada da Seara

19h – Apresentação de Jeferson Oliveira

19h30min – Apresentação da Orquestra de Violões Santa Rosa

20h30min – Apresentação de 5 músicas da categoria Local e de 10 músicas da categoria Geral

23:30min – Show com César Oliveira e Rogério Melo

 

Domingo (27/11)

12h – Costelão da Seara! (cartões podem ser adquiridos junto à comissão organizadora)

15h – Apresentação das 9 músicas que competem na Searinha

16h30min – Show com Luiza Barbosa

18h – Divulgação dos resultados e Premiação da Searinha

19h – Final da Seara, com apresentação das 15 músicas classificadas (categorias Local e Geral

22h – Show com Joca Martins

23h – Divulgação dos resultados e Premiação da 21ª Seara da Canção Gaúcha

 

*Haverá serviço de copa e praça de alimentação durante o evento.

 

 

 

Crédito da foto: Arquivo pessoal de Maria Isabel Matiotti


Leia Também O Canal do Rio Grande com programas ao vivo do palco da Seara da Canção Gaúcha em Carazinho Começa a 21ª Seara da Canção Gaúcha: transmissão do Canal do Rio Grande! Domingueira de encerramento do ano: Rádios Planalto e Departamento Tradicionalista Juvenil Seara da Canção Gaúcha reforça ações de cidadania