O Canal do Rio Grande

Santa Cruz do Sul: parque de eventos recebe melhorias em preparação para a Fecars 2023

Compartilhe

Em preparação a uma das maiores festas do tradicionalismo do Estado, o 33º Festival Campeiro do Rio Grande do Sul (Fecars), que vai ocorrer entre os dias 15 e 19 de março, em Santa Cruz, os preparativos no Parque de Eventos já iniciaram.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura realiza o trabalho de drenagem e canalização em um dos pontos do local. De acordo com o titular da pasta, Edmar Hermany, todas as melhorias que estão sendo feitas ficarão de forma permanente no parque, para que outros eventos tradicionalistas também sejam beneficiados com as intervenções.

Conforme o o presidente da Comissão Executiva da Fecars deste ano, Juliano Batista, algumas melhorias já foram realizadas no decorrer da semana. Nesta primeira etapa, estão sendo removidas as estruturas das mangueiras e bretes, que serão substituídas.

Outros reparos como limpeza nas áreas de acampamento, restauração do espaço das provas campeiras , reposição de areia e compactação da cancha, além de melhorias nos pontos de energia e água, também estão sendo executadas.

A previsão, segundo Batista, é de que cerca de 20 mil pessoas passem pelo parque nos cinco dias do evento. Considerado o maior evento do Rio Grande do Sul, e realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a Fecars reúne integrantes de 30 regiões do Estado. No festival ocorre as provas de tiro de laço, gineteada, chasque, rédeas e vaca parada. Ao mesmo tempo, ocorrerá também o Seminário de Cultura Campeira, que envolve peões de todo o Rio Grande do Sul. O ingresso para o parque, durante o evento, será gratuito.

Arquibancada
A construção da arquibancada do Parque de Eventos também está em ritmo acelerado. A obra foi iniciada em dezembro e, no momento, a empresa vencedora da licitação trabalha nas fundações. As estacas já foram concluídas e aguarda-se o tempo de cura.
De acordo com a engenheira da Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, Ana Carolina Zanchin, a próxima etapa é a construção da estrutura da arquibancada, que será em concreto pré-moldado. A arquibancada terá 51 metros de comprimento, por 13 metros de largura e a mesma medida para a altura. O local pode abrigar até 400 pessoas.
Embora o prazo para a conclusão da obra seja de seis meses, a previsão é de que parte da estrutura esteja concluída já em março, para poder ser utilizada no evento da Fecars, restando somente a cobertura para ser finalizada posteriormente.

Foto: Luiz Fernando Bertuol
Fonte: Portal GAZ

Leia Também Mais um sorteio realizado na Point Horse Vem aí uma comemoração toda especial para os 54 anos das Rádios Planalto! Divulgada programação do VI Rodeio Internacional de Marau CTG Tropel de Caudilhos realiza primeiro torneio de Truco Cego